O QUE É FACILITIES?
O “facilities management” ou “gestão de estruturas” surgiu da necessidade de coordenação e da otimização de esforços para facilitar as atividades de operação e uso de uma organização, seja ela um: Edifício comercial, condomínio, fábrica, escola, shopping center, hospital, hotel, etc.
No Brasil apesar de pouco difundido o conceito de facilities vem ganhando cada vez mais espaço e notoriedade.
DEFINIÇÃO
Existem várias definições da atividade de gestão de facilidades, entre as quais podemos citar:
“Definição da IFMA — Associação Internacional de Gestão de Facilidades:
Facillty management is a profession that encompasses multiple disciplines to ensure functionality of the built environment by integrating people, place, process and technology.
(A gestão de facilidades é uma profissão que abarca múltiplas disciplinas, para assegurar a funcionalidade do ambiente construído, por meio da integração de pessoas, locais, processos e tecnologia.)
(fonte wikipedia)”
VANTAGENS
A gestão de facilities gera economias significativas no custo fixo de uma organização, evita problemas que podem inclusive gerar a paralisação da operação também aumenta o nível de satisfação dos funcionários e consequentemente a produtividade da empresa, em um condomínio além do conforto e qualidade de vida também assegura o valor do patrimônio.
RESPONSABILIDADES
Dentro da cadeia de valores, esta é a área responsável pelas atividades de suporte e infraestrutura.
A equipe de gestão de facilities tem a responsabilidade de assegurar a operação diária dos edifícios e estruturas, através do emprego de pessoal próprio e também da terceirização, atuando no sentido de promover aos usuários a realização das suas atividades tendo garantindo seu bem-estar, conforto e segurança.
ÁREA DE ATUAÇÃO
Podemos dividir os principais serviços coordenados pelo Facilities em:
Serviços de gestão
- Gestão de contratos;
- Gestão e controle sobre gastos fixos( luz, água, telefone, etc) e variáveis (produtos de higiene, limpeza e manutenção)
- Gestão de compras: Orçamentos, cotações,
- Gestão de estoque/almoxarifado.
- Elaboração de cronogramas de trabalho.
- Supervisão de equipes
- Gestão da segurança (incluem-se também às de segurança contra incêndio)
- Controle do patrimônio tangível da instalação, como por exemplo: Computadores, equipamentos de ar condicionado, bombas, equipamento de academia, mesas, cadeiras, etc.)
- Plano de emergência e brigada de incêndio
Serviços ao cliente
- Reserva de salas e espaços
- Correspondência
- Recepção e/ou Portaria
- Concierge
- Segurança
Serviços da operação
- PCM plano de controle de manutenção (preventiva e preditiva)
- Manutenção corretiva
- PMOC para o sistema de climatização( É um Plano de Manutenção Operação e Controle, exigido pela Lei n° 13.859.)
- Cumprimento das Obrigações legais e renovação de AVCB
GESTOR DE FACILITIES
O gestor de facilities é a pessoa que integra a todas as equipes e coordena sua atuação, deve ter conhecimento multidisciplinar em áreas como (Administração,Elétrica, hidráulica, sistemas eletrônicos, climatização, engenharia ) não sendo necessário formação técnica específica porém conhecimento geral em cada uma delas.
Dentre as características e um dos principais quesitos para o gestor de facilities podemos destacar que é estar em constante estudo e aprimoramento nas diversas áreas afins. Sendo que a principal característica ou formação seja na área de administração.
O gestor de faciliteis não é necessariamente a pessoa que determina como ou de que forma problemas serão resolvidos, para isto consulta ou contrata profissionais da área específica (engenheiros, técnicos, arquitetos, etc.).