Gestor de Facilities

O QUE É FACILITIES?

O “facilities management” ou “gestão de estruturas” surgiu da necessidade de coordenação e da otimização de esforços para facilitar as atividades de operação e uso de uma organização, seja ela um: Edifício comercial, condomínio, fábrica, escola, shopping center, hospital, hotel, etc.

No Brasil apesar de pouco difundido o conceito de facilities vem ganhando cada vez mais espaço e notoriedade.

DEFINIÇÃO

Existem várias definições da atividade de gestão de facilidades, entre as quais podemos citar:

“Definição da IFMA — Associação Internacional de Gestão de Facilidades:

Facillty management is a profession that encompasses multiple disciplines to ensure functionality of the built environment by integrating people, place, process and technology.

(A gestão de facilidades é uma profissão que abarca múltiplas disciplinas, para assegurar a funcionalidade do ambiente construído, por meio da integração de pessoas, locais, processos e tecnologia.)

(fonte wikipedia)”

VANTAGENS

A gestão de facilities gera economias significativas no custo fixo de uma organização, evita problemas que podem inclusive gerar a paralisação da operação também aumenta o nível de satisfação dos funcionários e consequentemente a produtividade da empresa, em um condomínio além do conforto e qualidade de vida também assegura o valor do patrimônio.

RESPONSABILIDADES

Dentro da cadeia de valores, esta é a área responsável pelas atividades de suporte e infraestrutura.

A equipe de gestão de facilities tem a responsabilidade de assegurar a operação diária dos edifícios e estruturas, através do emprego de pessoal próprio e também da terceirização, atuando no sentido de promover aos usuários a realização das suas atividades tendo garantindo seu bem-estar, conforto e segurança.

ÁREA DE ATUAÇÃO

Podemos dividir os principais serviços coordenados pelo Facilities em:

Serviços de gestão

  • Gestão de contratos;
  • Gestão e controle sobre gastos fixos( luz, água, telefone, etc) e variáveis (produtos de higiene, limpeza e manutenção)
  • Gestão de compras: Orçamentos, cotações,
  • Gestão de estoque/almoxarifado.
  • Elaboração de cronogramas de trabalho.
  • Supervisão de equipes
  • Gestão da segurança (incluem-se também às de segurança contra incêndio)
  • Controle do patrimônio tangível da instalação, como por exemplo: Computadores, equipamentos de ar condicionado, bombas, equipamento de academia, mesas, cadeiras, etc.)
  • Plano de emergência e brigada de incêndio

Serviços ao cliente

  • Reserva de salas e espaços
  • Correspondência
  • Recepção e/ou Portaria
  • Concierge
  • Segurança

Serviços da operação

  • PCM plano de controle de manutenção (preventiva e preditiva)
  • Manutenção corretiva
  • PMOC para o sistema de climatização( É um Plano de Manutenção Operação e Controle, exigido pela Lei n° 13.859.)
  • Cumprimento das Obrigações legais e renovação de AVCB 

GESTOR DE FACILITIES

O gestor de facilities é a pessoa que integra a todas as equipes e coordena sua atuação, deve ter conhecimento multidisciplinar em áreas como (Administração,Elétrica, hidráulica, sistemas eletrônicos, climatização, engenharia ) não sendo necessário formação técnica específica porém conhecimento geral em cada uma delas.

Dentre as características e um dos principais quesitos para o gestor de facilities podemos destacar que é estar em constante estudo e aprimoramento nas diversas áreas afins. Sendo que a principal característica ou formação seja na área de administração.

O gestor de faciliteis não é necessariamente a pessoa que determina como ou de que forma problemas serão resolvidos, para isto consulta ou contrata profissionais da área específica (engenheiros, técnicos, arquitetos, etc.).